Veja quais são as principais tendências logística para o ano de 2023

27 de fevereiro de 2023

O uso de tecnologias e inovações nas operações logísticas tem sido cada vez mais fundamental para automatização das atividades do setor. Isso porque, a implementação de ferramentas e novos processos transforma a qualidade dos serviços prestados, o que proporciona maior agilidade e eficiência. E o ano de 2023 promete ser um período de muitos avanços e inovações, já que há uma grande expectativa que haja cerca de mais 92 milhões de toneladas de movimentação de mercadorias, de acordo com a pesquisa da Transparency Market Research, o que comprova a importância de investir em novas tecnologias.

Posto isso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, confira quais são as principais tendências logísticas para o ano de 2023.

A importância das tendências logísticas

Quando falamos em tendências logísticas a maior parte delas estão diretamente relacionadas aos recursos tecnológicos. Exemplo disso, são as implementações de sistemas como Big Data, Machine Learning e do armazenamento em nuvem, os quais têm como objetivo aumentar as chances de crescimento nos negócios da empresa.

Dessa forma, espera-se automatizar todo processo logístico e de transporte. Por consequência, garante-se benefícios, como por exemplo, aumento da produtividade e redução de custo

Devido a isso, essas outras tecnologias facilitam as rotinas dos colaboradores e especialmente dos motoristas, permitindo que tenham acesso às informações em tempo real. Além disso, com a inteligência artificial otimizam as rotas, aumentando a segurança e eficiência.

As principais tendências para 2023

Entrega rápida

As empresas do setor logístico tem procurado formas de otimizar seus processos logísticos e se diferenciar no mercado, ainda mais no que concerne a realização de entregas mais rápidas ao consumidor final. Neste sentido, costuma-se utilizar tecnologias de automação como os armazéns robotizados e entregas feitas por drones.

Além disso, com a alta dos e-commerces, tem crescido a modalidade de entrega conhecida como Same Day Delivery, que significa entrega no mesmo dia, além da next day delivery, entrega no dia seguinte. Essas são modalidades que requerem um planejamento visando operações mais rápidas e que possam realizar entregas entre 24 até 72 horas após confirmação do pagamento

Logística verde

A logística verde tem como objetivo transformar os processos logísticos a fim de que possam reduzir os impactos da industria no meio ambiente. Desse modo, o seu foco é buscar tecnologias e equipamentos que consigam auxiliar nas atividades futuras mais sustentáveis, reestruturando as etapas de armazenamento, da distribuição e do transporte. Normalmente, isso é feito por meio de um monitoramento de dados que ajudam com as seguintes ações:

  • Gestão de consumo de combustível;
  • Controle da manutenção dos caminhões;
  • Definição das rotas de entregas mais eficientes.

Em função disso, viabiliza a definição de estratégias que possam gerar processos mais sustentáveis.

Uso de veículos elétricos

Tem se tornado comum o investimento em modelos diferenciados de entregas, como o uso de veículos elétricos. Além de tornar a operação mais sustentável, garante redução de combustível significativa. No entanto, implementar esses equipamentos é um desafio, especialmente no planejamento de rotas, já que é preciso considerar alguns fatores como o tempo de autonomia e a inclusão de pontos estratégicos de recarga do veículo quando necesssário.

Utilização de sensores durante o transporte 

O uso de sensores durante o transporte tem como finalidade o rastreamento das mercadorias, sendo uma maneira mais simples de faezr o uso da “Internet das Coisas” nas operações logísticas. Assim sendo, este é um dispositivo com longo tempo de vida, que propicia a transmissão de informações através de gateways, máquinas intermediárias destinadas a ligar redes e outras coisas. Com isso, as informações transmitidas são visualizadas em mapas que permitem a verificação constante dos status da carga transportada.

Logística 4.0 

A logística 4.0 refere-se a uma das maiores e mais importantes tendências para as atividades do setor. Isso porque, a sua aplicação resulta em processos mais eficientes. Este conceito baseia-se na Internet das Coisas (IoT), onde os dispositivos e equipamentos têm acesso a internet para se comunicar com outros dispositivos ou usuários.

Por essa razão, existem atualmente várias ferramentas tecnológicas que são utilizadas no meio de produção e geram maior acessibilidade e disseminação de informações. Só para exemplificar, existem as empilhadeira que são guiadas automaticamente pelos computadores e softwares, indicando a ordem das tarefas a serem executadas.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


    Busco Logística, soluções customizadas para entregar valor e gerar boas experiências com tecnologias e pessoas felizes!