Veja as Inovações do Setor Logístico

20 de julho de 2021

logistica

A logística é um dos setores que mais cresce nos últimos anos, e mesmo diante da pandemia continua evoluindo e se adaptando à nova realidade, isso tudo graças às inovações. Sendo a tecnologia o principal motivo do setor conseguir se manter diante deste novo cenário.

Desse modo, o surgimento de novas tendências faz com que as empresas do setor se adequem e mantenham-se competitivas, além de busca incessante para garantir a satisfação dos clientes. Por isso, torna-se fundamental reinventar e aprimorar os processos por meio do investimento em tecnologia e suas ferramentas digitais que estão cada vez mais presentes no segmento.

Diante disso, a seguir veremos quais são as principais inovações do setor logístico, acompanhe e fique por dentro!

Inteligência Artificial

Primeiramente, as aplicações de inteligência artificial na logística estão ainda em desenvolvimento, sendo previsto atingir sua potência máxima nos próximos anos. Entretanto, já existem algumas práticas consolidadas no setor.

Só para exemplificar, dentre as aplicações dessa inovação já em uso estão: previsão de tendência de consumo (Big Data), automatização no armazenamento, softwares para definir rotas mais eficientes, controle da cadeia de suprimentos a partir da automação das operações.

Ou seja, com a Inteligência Artificial é uma maneira de otimizar os processos de armazenagem, transporte, gestão de frotas, monitoramento de motoristas, dentre outros.

Omnichannel

O omnichannel é um conceito bastante conhecido, o famoso “compre e retire”, o qual representa a interligação do estoque ao sistema online. Por essa razão, requer uma reorganização logística, isso porque é preciso garantir algumas etapas como por exemplo, formas de pagamento e que o pedido esteja disponível em poucas horas para retirada.

Sendo assim, várias empresas já trabalham com esse conceito. Trata-se de uma mudança importante que principalmente deve contar com planejamento e organização nos processos internos e externos, além também de ótimo controle de estoque.

Padronização dos processos por meio da automatização

Tendência que já vem crescendo há algum tempo na cadeia logística, a padronização dos processos por meio da automatização, trata-se especificamente em investir na integração de sistemas.

Automatizar as atividades visa maior eficiência nas operações, agiliza as entregas, melhora a precisão das demandas, e ainda minimiza custos, tempo e espaço. Além do mais, diminui acidentes e erros, já que a padronização dos processos ocorre por causa do uso de máquinas.

Entregas Full

As entregas Full consistem em realizar uma compra, fazer o pagamento e receber a mercadoria em algumas horas, geralmente ainda no mesmo dia. Essa é uma novidade ainda pouco conhecida, embora já seja considerada eficiente.

Contudo, este tipo de compra e entrega certamente é mais complexa que o tradicional, por esse motivo carece dispor de um grande centro de distribuição, com estoque de produtos a pronta entrega.

Inovação verde

Também conhecido por sustentabilidade, este é um tema que tem sido cada vez mais crucial para o setor logístico. Por isso, que várias empresas andam revendo suas políticas com a intenção de obter operações mais sustentáveis.

Dessa forma, essa provavelmente é uma das inovações mais importantes, tendo como maior objetivo a redução de emissão de carbono e dos resíduos de produção. Em vista disso, ações como combustível ecológico, por exemplo, diminuíram o nível de poluentes e de ruídos sonoros, ou ainda a adesão ao uso de veículos elétricos. Além do mais, otimizar rotas, usar veículos pequenos para entregas last mile, torna o processo mais ágil e economiza combustível.

Marketplaces

Em relação aos marketplaces, essa inovação vem crescendo graças ao crescimento de outro segmento, o e-commerce. Os Marketplaces funcionam da seguinte maneira: conectando quem deseja transportar sua carga a quem oferece o serviço de transporte.

Assim sendo, possibilita que antes de ocorrer a contratação consiga levantar alguns dados como preços e prazos de entregas. E ainda, os marketplaces de fretes oferecem rastreamento em tempo real, com informações de qualidade tanto para empresa, como para os clientes.


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Busco Logística, soluções customizadas para entregar valor e gerar boas experiências com tecnologias e pessoas felizes!