Saiba mais: Seguro de cargas porque é importante?

24 de março de 2022

A segurança no transporte de cargas é crucial para garantir eficácia do processo, com isso, as empresas buscam por aspectos que possam proteger os veículos, motoristas e mercadorias que ficam sujeitas a riscos. Neste sentido, existe o seguro de cargas, que cumpre essa necessidade de segurança para as transportadoras e todas as suas operações.

Sendo assim, o seguro funciona como forma de indenização de perdas e danos relacionados às atividades prestadas pela empresa, e assim preservam os negócios de grandes prejuízos. Além disso, as contratações de seguros obedecem à legislação, já que é obrigatório para a atuação no transporte rodoviário de cargas em todo país.

A importância do seguro de cargas

O seguro de cargas é um serviço fundamental para as operações logísticas, pois quando aplicado juntamente com sistemas como o rastreamento de cargas, auxilia na localização de veículos, por exemplo. Outro ponto importante, é que permite acompanhar informações em tempo real e assegurar que as rotas sejam seguidas. Logo, isso facilita quando ocorre algum tipo de imprevisto a fim de tomar medidas adequadas e consequentemente aumentar a segurança no transporte.

Ademais, o seguro também pode ser alinhado com a roteirização e ajudar a definir qual o melhor caminho para realizar as entregas. Em geral, o objetivo do roteirizador é evitar trajetos considerados perigosos, que tenham trânsito intenso, seguir por rotas mais curtas e outras maneiras que otimizem a  viagem.

Assim também, o seguro de cargas proporciona mais segurança e responsabilidade a partir dos treinamentos aos motoristas, assegurando que dirijam com mais cuidado e direção defensiva. Desse modo, os motoristas passam a tomar ações como, por exemplo:

Evitar a realização de ultrapassagens perigosas;
Não excedem os limites de velocidades;
Não dirigem sob efeito de substâncias tóxicas;
Não desviam da rota;
Não fazem paradas em locais considerados perigosos.

Como resultado disso, haverá uma redução de custos, por unir serviços e evitar possíveis problemas. Além do que, diminui os gastos desnecessários, possibilitando que esses recursos sejam investidos em outras áreas.

Como escolher o seguro de cargas?

As transportadoras e operadores logísticos devem saber como escolher o seguro de cargas que se encaixe perfeitamente em suas atividades.

Devido a isso, deve-se primeiro fazer uma pesquisa de mercado antes de fechar qualquer negócio. Isso porque, é importante verificar as seguintes informações: o que cada seguradora oferece, a cobertura das apólices, os valores das cotações e o atendimento prestado. Assim sendo, com essas informações em mãos, irá facilitar na escolha do melhor seguro para os seus serviços.

Todavia, recomenda-se ainda, que avalie a apólice contratada, dado que em alguns casos incluem ocorrências que não fazem sentido para a empresa. Exemplo disso, são coberturas por erupções de vulcão, alagamentos e cargas ao mar, assim, quando na rota percorrida não há possibilidade desses acidentes, entende-se que não é necessário esse tipo de cobertura. Ainda mais porque, quanto maior o número de ocorrências nas apólices do seguro, maior será o valor da cotação.

Neste contexto, é essencial que as apólices estejam atualizadas de acordo com a realidade da transportadora, visto que, caso ocorra alterações na rota ou dos tipos de cargas, certamente mudará os sinistros. Além do mais, também tem a questão dos valores da cotação que podem aumentar ou diminuir, e por essa razão, torna-se crucial fazer avaliações constantemente, com o objetivo de ajustar as apólices e seus valores.

Portanto, o seguro de cargas é uma importante estratégia para garantir operações seguras e eficientes, ainda mais que pode-se uni-las com sistemas tecnológicos que já fazem parte dos processos logísticos. E a Busco logística conta com seguro de cargas em suas atividades, garantindo assim maior qualidade nos serviços prestados.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


    Busco Logística, soluções customizadas para entregar valor e gerar boas experiências com tecnologias e pessoas felizes!