Fique por dentro: Tudo que precisa saber sobre o transporte porta a porta

24 de janeiro de 2022

O setor logístico é uma atividade que lida com várias demandas de diferentes tipos de clientes diariamente. Com isso, é preciso dispor de serviços que atendam as necessidades de cada cliente, e assim, aumentar as possibilidades de diferenciação no mercado, além de otimizar as operações.

Dessa maneira, atualmente este setor conta com diversas modalidades de entregas, entre as quais estão o transporte porta a porta. O qual tem a finalidade de atender as demandas reduzindo as preocupações do contratante e suas interações durante o processo de entrega.

Mas como funciona o transporte porta a porta?

A saber, o transporte porta a porta trata-se da operação de importação e exportação que também é bastante utilizado em serviços de mudanças, além de vendas e compras de pequenas mercadorias. Sendo assim, esta é uma modalidade de entrega que inclui todo o processo de trânsito da carga até a chegada ao destino final.

Neste sentido, o operador logístico tem como responsabilidade algumas funções como:

  • A coleta do produto;
  • Realização do transporte;
  • Certificar o cumprimento da legislação;
  • Cuidados com armazenamento alfandegário;
  • Desembaraço aduaneiro;
  • Tráfego em solo nacional;
  • Entrega ao comprador.

 

Logo, entende-se que toda a movimentação da carga é efetuada pelo operador logístico. Assim sendo, o cliente mantém sua rotina com maior comodidade, já que no transporte porta a porta gera mais praticidade e eficiência, além de resultar em benefícios consideráveis.

Benefícios do transporte porta a porta

Centralização de Informações

Um dos maiores pontos benéficos do transporte porta a porta é a possibilidade de ter apenas um contrato para realização das entregas. Por isso, a operação é considerada uma das menos complexas, já que facilita alinhar os procedimentos e passar as devidas instruções. Além do mais, o responsável terá em mãos todas as informações, ainda mais porque tem contato direto com a cadeia logística. Devido a isso, reduzirá os riscos de perda de informações, ou ainda, que as mesmas não sejam repassadas corretamente.

Logística Eficiente

Na modalidade porta a porta a principal vantagem é permitir a visão geral de todo o processo, o que neste caso otimiza todas as etapas e torna possível a comunicação eficiente entre os envolvidos. Deste modo, resulta na prevenção de falhas que ocasionaram problemas durante a execução do processo.

Agilidade na Burocracia

Outro benefício refere-se a agilidade na burocracia, o qual ocorre devido a possibilidade de evitar adversidades desde o momento da coleta até a emissão de documentos. Desta forma, por usar o mesmo operador durante toda operação, as entregas se tornam mais rápidas e menos burocráticas.

Oportunidade de melhores negociações

Certamente esta é uma operação que proporciona custo-benefício, e por essa razão, gera melhores oportunidades de negociações. Neste contexto, os clientes que contratam o transporte porta a porta não se preocupam com algumas burocracias como as documentações e  os processos. O que consequentemente resulta em tranquilidade e maior satisfação dos clientes. Além disso, reduz custos que geralmente existem em outros tipos de serviços de entregas.

Assessoria Completa e Especializada

Com a contratação do transporte porta a porta é possível contar com assistência completa e especializada durante toda a operação. Assim sendo, quando ocorrer alguma dúvida ou problema, facilita solucioná-lo por meio da própria operadora logística.

Dado que os clientes do setor costumam possuir dúvidas relacionadas ao transporte, e quando não há essa possibilidade de assessoria, torna-se necessário recorrer a empresas especializadas. Por esse motivo, este é considerado um diferencial competitivo para as transportadoras.

Redução no tempo de entrega

De modo geral, a modalidade porta a porta reduz o tempo de locomoção das mercadorias, ou seja, o prazo de entrega, isso porque, as fases do processo serão centralizadas numa única empresa. Além disso, resulta em redução de custos, como combustível e nos valores dos fretes. Logo, além dos menores prazos nas entregas, também ocorrerão operações com menores custos.

Portanto, o transporte porta a porta é uma modalidade eficiente, visto que possui processos mais simplificados, seja de importação ou exportação. Assim também, garante processos logísticos mais ágeis, com maior comodidade aos clientes e outros benefícios importantes para adquirir diferencial competitivo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


    Busco Logística, soluções customizadas para entregar valor e gerar boas experiências com tecnologias e pessoas felizes!