Entenda a importância de PICKING E PACKING

12 de fevereiro de 2021

Certamente, já ocorreu de receber alguma encomenda com avaria ou até mesmo um produto diferente do seu pedido. E este infelizmente é um problema recorrente, mas que pode ser evitado. Isso por que fabricantes, distribuidores e varejistas tem a oportunidade de utilizar dois conceitos importantes picking e packing.

Dessa forma, ambos os processos fazem parte da logística, trata-se do processo de separação que ocorre nos centros de distribuição da indústria e do varejo. É uma etapa importantíssima principalmente para encantar e fidelizar clientes, porém é uma operação complexa, já que a adoção de técnicas como essas é primordial para que o produto chegue ao seu destino corretamente.

Sendo assim, para entender melhor sobre essas técnicas, a seguir explicaremos sobre a importância e a diferença entre eles.

O que é Picking?

O Picking é um dos principais processos logísticos, já que é nesta fase que acontece a separação e preparação dos pedidos de vendas. Assim sendo, é nesta etapa onde ocorre a coleta dos produtos no estoque, tendo como objetivo principal realizar a entrega dos produtos perfeitamente.

A saber, quando há uma separação cuidadosa das encomendas isso se torna fator essencial na questão fidelização dos clientes. Por essa razão, que a automatização desse processo, tem tido investimentos constantes nas empresas.
Desse modo, existem diversos métodos de separação do Picking:

picking discreto — separação feita por pedido, em que o funcionário executa um processo por vez, do início ao fim;

picking por zona — é a separação dividida por zona de estoque, e cada colaborador fica responsável por apenas uma unidade de manutenção do estoque;

picking por lote — essa separação divide o estoque por lotes, cada colaborador se responsabiliza por um lote, que é composto por vários SKUs;

picking por onda — separação realizada conforme as SKUs contida no pedido, cada funcionário se responsabiliza por apenas um SKU, porém, há o intervalo de tempo determinado para isso, o que evita o acúmulo de pedidos.

O que é Packing?

Já o Packing nada mais é que o processo de embalagem de um produto antes de ser enviado ao consumidor final. Essa é uma etapa importante no serviço de envio de mercadorias de cargas fracionadas. Isso porque em geral se tratam de itens pequenos que exigem acomodação eficiente para serem transportados em segurança.

Geralmente o packing pode ter diversos objetivos, entre os principais estão a unitização dos pedidos, manutenção de qualidade do produto. E ainda prevenção de furtos e roubos a partir da descaraterização de embalagens original.
E assim como ocorre no picking, também existem alguns métodos packing:

Enchimento solto – O produto é colocado em uma caixa maior com alguns materiais de proteção como espuma, papel ou bolinhas de isopor;

Calçamento e escoramento – A embalagem é calçada e escorada com material resistente, o qual é usado para proteger partes específicas da encomenda;

Envolvimento – Os materiais de proteção envolvem por completo as unidades da encomenda, sendo comum de materiais como a utilização de plástico bolha, encaixes de isopor ou embalagem inflável;

Revestimento moldados – Os revestimentos são feitos especificamente para o produto, encaixando-se perfeitamente no item ou embalagem.

Portanto, com o picking ou packing é possível prever quais os problemas existentes e assim buscar uma rápida solução. Já que eles são responsáveis por garantir a integridade do produto e permite que sejam entregues de acordo com a solicitação do cliente.

Diante disso, os processos logísticos de entregas são executados com perfeição, causando assim uma redução na devolução de produtos elevando o nível de satisfação dos clientes.

Então, se você precisa de transporte e entrega eficiente contate a Busco Logística. Ela tem a solução que cabe na sua necessidade e no seu orçamento.


Comentários

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Busco Logística, soluções customizadas para entregar valor e gerar boas experiências com tecnologias e pessoas felizes!