Busco Logística destaca 7 motivos para operar com o transporte multimodal

25 de agosto de 2020

 

Ser o elo de ligação entre quem fabrica a quem consome é uma missão e muitas estratégias podem ser empregadas para que a encomenda chegue ao seu destino final.

A inteligência em logística pode revolucionar a forma como as mercadorias são entregues no Brasil e no mundo, e o transporte multimodal é a ferramenta capaz de organizar variados tipos de transportes de acordo com a necessidade de cada operação.

Assim, de acordo com a distância, percurso, acesso ou destino, é definido o melhor modal a empregar, ou até mesmo combinar mais de um para o deslocamento da carga desde sua origem, para que a entrega se dê dentro dos parâmetros exigidos pelo cliente

O Brasil ainda pratica de forma discreta a multimodalidade se comparado com países da Europa e com os Estados Unidos, mas um eficiente investimento em infraestrutura pode melhorar as condições para que o País possa desenvolver a multimodalidade de uma forma mais incisiva e eficiente.

A Busco Logística, há mais de uma década entregando soluções completas de ponto a ponto, vem encantando seus clientes por meio da integração com as principais empresas de transferências de cargas do País, parcerias com as mais importantes companhias aéreas, rastreamento em tempo real e plataforma totalmente voltada para oferecer um atendimento personalizado. São essas características que lhe confere a competência de elencar os 7 motivos para considerar o transporte multimodal. Confira:

Primeiro motivo – Combinação de modais para entregar excelência

A combinação de modais é uma excelente alternativa para o transporte da carga para longas distâncias, ou com trechos de difícil acesso. Nesses casos podem ser necessários mais de um tipo de veículo para que a operação supere as expectativas do cliente.

No transporte multimodal tradicional podem ser combinados meios como navios, aviões, caminhões, trens ou até outros modos de acordo com a necessidade do local (a exemplo do transporte dutoviário).

Segundo motivo – Modalidade é planejada por profissional experiente e habilitado

Como o transporte multimodal não se resume à combinação de formas de transporte, é fundamental que um OTM (Operador de Transporte Multimodal), profissional capacitado e responsável pelo planejamento e articulação de todos os meios de transporte, se dedique a encontrar um objetivo único de levar a mercadoria intacta e em segurança até o seu destino final.

Terceiro motivo – Eficiência com redução de custos

A combinação de variados modais traz maior eficiência ao transporte de cargas em longas distâncias e acessos complexos, além de promover significativa redução dos custos.

A eficiência é uma consequência da redução do custo da operação. Isso porque as melhores alternativas de um determinado ponto até o destino final precisam ser avaliadas e muitas vezes a multimodalidade é a mais eficaz.

Quarto motivo – É a forma mais eficiente de transportar quando se trata de operação maior ou mais complexa

O transporte multimodal pode representar uma série de benefícios na otimização do envio de mercadorias. Mas é preciso saber quando recorrer a essa estratégia. Numa situação de transporte em curtas distâncias, ou em regiões de acesso facilitado, a multimodalidade pode não ser a melhor alternativa. Mesmo muito eficiente, essa ferramenta só é rentável quando os custos com a utilização das interfaces modais chegam a um nível competitivo. Ou seja, quando se trata de operação maior ou mais complexa.

Se constatado um quadro vantajoso de tempo, custo e distâncias a se serem percorridas, esta pode ser a hora de embarcar no transporte multimodal.

Quinto motivo – Imprime segurança e facilidade à operação

Com a presença de um Operador de Transportes Multimodais, responsável único pela operação, o transporte ganha eficiência. É ele quem decide a combinação dos transportes, faz a busca das rotas e planeja a transferência da mercadoria de um modal para o outro, o que facilita o trato e análise de todo o transporte.

Sexto motivo – Reduz custos e otimiza prazos

O transporte multimodal une o que há de mais eficiente nos múltiplos modos de transporte: reduz os custos ao otimizar os prazos de inventário, tornando assim, os preços das mercadorias mais competitivos. A segurança no pagamento também atrai os profissionais das rotas, o que gera uma cadeia de benefícios financeiros para todos.

Sétimo motivo – Promove maior inteligência logística e comprometimento ambiental

Ao se combinar os modais, de maneira inteligente, além de reduzir os gastos com transporte (e com combustível), ainda é possível dar uma valiosa contribuição para a sustentabilidade ambiental.

Quanto maior a inteligência logística, menor será o impacto do transporte no meio ambiente.

O transporte multimodal traz inúmeros benefícios e faz com que o mercado volte sua atenção para novas modalidades. Agradece quem fabrica, quem compra e o nosso planeta.

 


Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Busco Logística, soluções customizadas para entregar valor e gerar boas experiências com tecnologias e pessoas felizes!