7 Dicas Busco para Realizar o Transporte Eficiente Direcionado ao E-Commerce

17 de dezembro de 2020

Realizar o transporte com qualidade, segurança e eficiência é fundamental para atingir o sucesso no setor logístico.
Sendo assim, uma das aéreas que exigem essas soluções logísticas é a do varejo, mais precisamente a do e-commerce. Pois além de garantir boa experiência ao cliente é crucial que também gere valor ao consumidor final.

Devido a isso, será abordado a seguir 7 dicas importantes no que diz respeito ao transporte eficiente para o e-commerce.

1 – Priorize prazos de entregas

Certamente um dos pontos importantes sobre o transporte no e-commerce trata-se dos prazos de entregas. Por esse motivo é primordial se comprometer com os prazos e ser realista, pois o tempo de entrega em geral depende da adoção de uma estratégia logística alinhada com os objetivos.

Assim também, é recomendado oferecer boas condições de entrega, mas apenas com prazos que consiga cumprir fielmente, a não ser quando ocorram adversidades. Por isso, mesmo que o prazo seja longo, é necessário não somente dizer a verdade, como também explicar o motivo da entrega ser realizada nesse prazo.

2 – Faça uso de tecnologia

O uso de tecnologia é essencial para qualquer tipo de transporte, ainda mais quando se refere ao e-commerce.  Assim sendo, é imprescindível que as frotas possuam o sistema de rastreio em tempo real, para que os clientes e principalmente os consumidores saibam onde estão suas encomendas.

Além do mais, com o rastreamento sabe-se de maneira mais precisa quando a carga irá chegar ao destino. E ainda é uma importante forma de prevenção em relação a possíveis adversidades como roubos e furtos, já que esse sistema rastreia a carga e assim permite localizá-la facilmente.

Outra questão é relacionada às rotas computadorizadas que costumam ser útil quando há necessidade de mudanças no trajeto de entrega. Já que a partir delas haverá diversas opções disponíveis de percurso, conforme o planejamento de rotas.

Outrossim, é crucial o uso do sistema ERP a fim de facilitar o controle das operações, sendo ainda uma ótima ferramenta para tomada de decisões.

3 – Realize Conferência de Cargas

É de extrema importância tomar cuidado quanto ao manuseio das embalagens, devido a isso é importante prevenir-se com intuito de evitar possíveis acidentes que venham causar danos aos produtos.

Nesse caso, o rastreio de materiais torna-se um fator considerável visto que garante a conferência dos pedidos e lotes, e ainda se estão sendo separados e embalados de acordo com as determinações do cliente.

A conferência também é primordial visando assegurar que a quantidade de produtos recebida pela transportadora, seja a mesma organizada no momento da entrega.

4 – Diversifique os Tipos de Entregas

Como existem diversas cargas que usualmente possuem características particulares, é interessante dispor de diferentes formas de entregas e com meios de transportes alternativos, pois dessa forma estará aprimorando os serviços.

Quando há diversas possibilidades da mercadoria chegar até o consumidor final, além de gerar mais valor e melhorar a experiência do cliente, assegura a oportunidade de escolher a entrega de acordo com o produto, prazo e custo por exemplo.

5 – Otimize o Processo da Logística Reversa

A logística reversa tem se tornado cada vez mais importante no setor logístico e ainda mais na relação do comércio varejista com os seus consumidores.

Por falta do contato físico e da impossibilidade de testes antes da compra, é comum que alguns consumidores exerçam o direito do arrependimento de compra e queiram devolver o produto, ou também aconteça do produto apresentar defeito no período da garantia.

Desse modo, é interessante simplificar este processo a partir de entregas que serão realizadas próximas da troca de mercadoria. Assim aproveitar a oportunidade e usar o mesmo transporte tanto para realiza entrega, como para buscar o produto devolvido.

6 – Faça Parcerias

Na logística fazer parcerias é um fator a ser considerado principalmente como alternativas que facilitam as entregas.

Dessa maneira, algumas etapas do processo pode vim a ser terceirizada, sendo uma ótima opção na logística de distribuição do e-commerce.

Além disso, com a parceria ou serviços terceirizados quando a localização de entrega for distante do centro de distribuição, será possível proporcionar maior agilidade nas etapas do processo de entrega.

7 – Reveja sua Estratégia 

É sempre importante avaliar e rever como andam as estratégias, já que isso auxiliará na identificação de erros e acertos em cada etapa do processo logístico. Com isso, os custos serão minimizados, permitindo processos mais eficientes.

Então, se você precisa de eficiência no transporte direcionado ao e-commerce contate a Busco Logística. Ela tem a solução que cabe na sua necessidade e no seu orçamento.


Comentários

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Busco Logística, soluções customizadas para entregar valor e gerar boas experiências com tecnologias e pessoas felizes!