7 dicas Busco para o armazenamento eficiente de cargas

30 de julho de 2020

 

A armazenagem de qualidade é crucial para obter a excelência logística

Dentre as atividades de todo o processo logístico a armazenagem é, sem dúvida, uma das mais importantes e que impacta diretamente nos resultados positivos do negócio.

Para oferecer esse serviço aos clientes não basta ter espaço livre, é imperativo imprimir agilidade na movimentação dos produtos e estabelecer um processo de organização otimizado para que essa eficiência reflita diretamente no excelente atendimento que o seu cliente espera.

Pensando nisso, a Busco Logística elaborou 7 dicas valiosas para identificar os fatores que fazem da armazenagem um grande trunfo para o setor. Confira:

Dica 1 – Armazene de forma adequada as mercadorias

Tudo deve ser pensado de forma a agilizar todo o processo da movimentação das cargas, seja para armazenar produtos de constante movimentação ou criar estoques. A organização vai otimizar a atividade em períodos de maior movimento.

Armazenar corretamente as mercadorias traz mais eficiência na utilização do espaço, proporciona o acesso mais rápido e fácil locomoção dos itens e, principalmente, proteção e conservação dos materiais.

É possível imprimir mais qualidade à essa operação utilizando sistemas específicos, como a classificação da curva ABC, onde as mercadorias de maior  giro são colocadas mais próximas à recepção do armazém, o que traz mais agilidade. O mesmo parâmetro pode ser aplicado às carcas de giro médio (em posição intermediária) e de pouco giro (em posições mais distantes da recepção e expedição).

Dica 2 – Prepare os espaços de acordo com as mercadorias que lá serão armazenadas

Esse é um ponto crucial para manter a integridade das mercadorias armazenadas. Por isso, características como exposição à luz, perecibilidade, temperatura, inflamabilidade ou toxicidade exercem uma importante influência na proteção da carga.

Observe se o piso está preparado para suportar o peso da carga e dos equipamentos; se a iluminação é suficiente e eficiente; se há segurança para proteger o material armazenado; e se tudo o que está lá é monitorado e protegido contra incêndio.

Um ambiente inadequado impacta, até de forma irreversível, na qualidade e durabilidade. É imprescindível que se adote os cuidados necessários e que sejam seguidas as normas que regulam a atividade.

 Dica 3 – Entrada e saída organizada de mercadoria reflete na eficiência

Mais uma vez a organização é fator determinante nas atividades de um armazém. Antigamente era o maior problema que esses empreendimentos tinham, mas hoje, com a ajuda de softwares que fazem a gestão do estoque, a tarefa é muito mais fácil, ágil e previsível.

O gestor precisa ter uma visão clara e completa do que entre e sai, com todas as informações possíveis sobre cada mercadoria, como quantidade, características, de onde veio, para onde vai, etc. Tudo precisa ser indicado, com registros de entradas e saídas.

Dica 4 – Muito cuidado com as embalagens

É preciso termos em mente que as embalagens além de proteger o produto, ajuda no manuseio enquanto é transportada até o seu destino final e, mais importante, carrega uma marca, um conceito, que precisa preservado. Por isso, cuidado ao armazenar as embalagens, dando atenção ao empilhamento e deslocamento dos materiais. É bom para o cliente, que sabe que seu produto chegará intacto, e para o armazém, que evita prejuízos.

Dê sempre preferência em manter as embalagens originais. As melhores facilitam a manutenção da integridade das mercadorias armazenadas. Além de auxiliar no processo de separação e identificação, ao mesmo tempo em que se pode otimizar o espaço onde serão armazenadas.

 Dica 5 – Espaço físico bem cuidado contribui para reduzir desperdícios

Um armazém bem cuidado, organizado, além de mostrar para o empresário uma fotografia precisa do seu negócio, naquele momento, também otimiza a operação.

A atenção precisa estar nos detalhes, como na arrumação organizada de materiais e na limpeza, pois além de manter o espaço conservado traz segurança às atividades, pois minimiza a ocorrência de acidentes.

Com as coisas em seus devidos lugares, o deslocamento de mercadorias é facilitado e ganha agilidade.

Dica 6 – O layout do armazém traz novas oportunidades

A área do armazém deve ser usada com inteligência, porque com os itens dispostos com um bom planejamento a possibilidade de otimizar o espaço se torne infinitamente maior.

Lembre-se que o bom controle de produtos, a estocagem e a movimentação inteligente impactam nos prazos. Evitar perdas ou atrasos, diminuir acidentes e manter a linha de suplementos em funcionamento são grandes desafios, mas se o armazém for eficiente, com total comando do fluxo de operações, movimentação de equipamentos e operadores, estará no caminho certo.

Dica 7 – Armazém automatizado sai na frente da concorrência

Um armazém ou centro de distribuição, com diferentes processos o produtos, se não for estiver automatizado está perdendo clientes, e dinheiro.

A eficiência operacional é sinônimo de maior rentabilidade. E conquistar essa excelência significa investir na integração dos processos e automatizar as tarefas por meio de tecnologias e softwares especializados.

Um armazém automatizado é mais ágil em receber, tramitar, inventariar e embarcar as mercadorias. Dessa forma, consegue manter uma distribuição efetiva e com menos margens de devolução.

Para chegar nesse patamar é preciso virar a chave e abraçar o conceito da logística inteligente, focada na eficiência. Percebemos que algumas soluções tecnológicas de armazenamento começam a mudar o ambiente e a forma de trabalhar nos centros de distribuição, agilizando a passagem das mercadorias por essas instalações. Estas tecnologias variam, desde equipamentos robóticos para a gestão das mercadorias, até software especializado para uma melhor gestão de inventários.

Se você busca eficiência na armazenagem de mercadorias, contate a Busco Logística. Ela tem a solução que cabe na sua necessidade e no seu orçamento.

 


Comentários

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


Busco Logística, soluções customizadas para entregar valor e gerar boas experiências com tecnologias e pessoas felizes!