Certamente já deve ter ouvido falar da logística 4.0? Trata-se de um dos principais sinônimos de inovação numa transportadora, tendo seu conceito ligado ao da industria 4.0. Sendo assim, retrata a evolução da área, já que direciona os investimentos a novos recursos e tecnologia, com o objetivo de otimizar as operações e também torná-las mais eficientes.
Desse modo, o termo logística 4.0 refere-se ao desenvolvimento de novas etapas tanto no processo de armazenagem, como na distribuição de mercadorias. Em vista disso são proporcionados múltiplos benefícios nas transportadoras, por isso a seguir preparamos os principais aspectos relacionados à logística 4.0. Confira:
Análise de Dados
Primeiramente, uma das principais questões com relação à logística 4.0 é a análise de dados. Na verdade o que ocorre é uma melhora significativa quanto isso, já que são feitos investimentos em sistemas tecnológicos que auxiliarão a captar e compreender melhor as informações. Por isso, certas particularidades das operações serão mais bem entendidas.
Ademais, é permitido ainda que se identifiquem possíveis gargalos e eventuais oportunidades. Com isso poderá avaliar os resultados e transformá-los em ganhos estratégicos, o que por consequência proporcionará melhores decisões logísticas.
Redução de Custos e Perdas
Certamente o principal aspecto levado em consideração na logística 4.0 é a redução de custos e perdas. Por essa razão, os processos logísticos são aprimorados e tornam-se mais eficientes, além de otimizar as operações e os custos.
Dessa forma, controla-se melhor o estoque, previne perdas, avarias e extravios, por exemplo. Além do mais, facilita o entendimento em relação ao fluxo de produtos ao longo da cadeia produtiva e, por conseguinte, elaboram-se soluções mais hábeis e efetivas.
Tempo das Demandas
A saber, o setor logístico lida com demandas diariamente, entre as quais estão por exemplo, separação, conferência, carga, descarga, embalagem e despacho. Porém, essas são apenas algumas das atividades desenvolvidas pelo setor. Pois, ainda conta com exigências imprescindíveis como o prazo de entrega.
Assim sendo, é fundamental aperfeiçoar os processos e desenvolver novas técnicas e métodos que agilizem cada vez mais os processos. Isso porque, com a aplicação da tecnologia as etapas de trabalho são automatizadas e ocorrem em menor tempo.
Estratégia de Negócios
Geralmente todas as ações e inovações são voltadas para a estratégia de negócio, principalmente com foco na melhoria dos resultados.
Neste contexto, são gerados diversos benefícios, e a logística 4.0 resulta em modernização e aperfeiçoamento da gestão. De modo que se eliminam possíveis gargalos, otimiza o tempo, reduz custos, e assim amplia a qualidade dos processos, produtos e atendimento.
Todavia, isso ocorre apenas por conta da conectividade entre os fluxos de trabalho, uma vez que por meio de sistemas auxiliam na execução e controle das atividades de maneira mais precisa. Além disso, permite acesso as informações e as suas devidas atualizações, mantém a eficiência sobre as rotinas da empresa e possibilita que foquem seus esforços em questões mais estratégicas.
Satisfação dos Clientes
A satisfação dos clientes é um dos principais pontos em toda ação e estratégia realizada nos negócios.
Posto isso, com a tecnologia implantada a fim de modernizar e otimizar os processos resultam no aumento da qualidade de atendimento e dos serviços prestados. Consequentemente gera impactos diretos na satisfação dos clientes, dado que por meio do novo processo implantado simplifica a busca em identificar e atender as necessidades de cada um deles.
Portanto, a logística 4.0 é uma inovação que chegou para ficar, e com ela vêm também diversos aspectos benéficos. Pois, são desenvolvidos por meio da aplicação de recursos tecnológicos na organização, e assim refletem em mudanças, otimiza os fluxos, reduz tempo, custos e incentiva a inovação constante.
Deixe um comentário