A logística personalizada certamente é um dos pontos mais importantes das atividades do setor, pois muitos clientes preferem investir naquilo que realmente atende suas necessidades e isso independente de preço. Com isso, personalizar os serviços logísticos é uma maneira eficiente de se destacar frente à concorrência, além de auxiliar na fidelização e garantir maior aproximação com os clientes.
Lembre-se que para as empresas se destacar no setor logístico não é uma tarefa fácil, mas possível, quando se investe em estratégias assertivas e benéficas. Por isso, a personalização é uma estratégia que aumenta as chances de sucesso, uma vez que expande o processo operacional, eleva a satisfação dos clientes e facilita o retorno destes na contratação de novos serviços.
Diante do exposto, para que possamos entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos qual é a importância da logística personalizada e como isso gera valor nas operações.
O que é logística personalizada?
Atualmente, as pessoas estão cada vez mais informadas e, assim, muitos não se contentam simplesmente com um serviço padronizado. Neste sentido, eles querem além daquilo oferecido para todos, querem serviços que leve em consideração os seus desejos, necessidades e valores.
Em função disso, a logística personalizada surge como forma de atender esses anseios, a partir do desenvolvimento de estratégias que visam entregar serviços de modo que o cliente possa se sentir especial e único.
A importância da logística personalizada e seus impactos
De modo geral, o impacto desse tipo de serviço é positivo, ainda mais porque as soluções oferecidas se tornam mais objetivas e direcionadas exatamente para a necessidade do cliente.
Desse modo, segundo o especialista em negócios, David Kallás da Insper, o principal desafio é o de planejar e executar a estratégia em tempos de incertezas. Devido a isso, é fundamental flexibilidade e capacidade de reação para a sobrevivência dos negócios. Além do mais, diante das mudanças constantes, processos rígidos e muitos desenhos, torna as necessidades mais específicas e personalizadas.
Afinal, como realizar uma logística personalizada?
Conte com uma equipe qualificada – Em uma logística personalizada é necessário obter informações referentes aos clientes. Por esse motivo, o recomendado é contar com uma equipe especializada, que tenha sensibilidade e profissionalismo ao mesmo tempo.
Invista em diversos canais – Esse processo só é possível com fácil acesso entre todas as partes envolvidas. Logo, deve-se disponibilizar diversos canais e que esses tenham consistência.
Ouça seus clientes (feedback) – ouvir os clientes é importante na personalização das operações de maneira mais assertiva. Sendo assim, busque entender o que eles acham dos serviços, seu nível de satisfação, se as expectativas foram atendidas e quais pontos precisam de melhorias.
Acompanhe o cliente (redes sociais) – método indireto que busca descobrir o que cliente deseja, sem que seja necessário perguntas de pesquisas para isso. Trata-se de um monitoramento complexo, o qual envolve análise de grande volume de dados brutos a fim de obter conhecimento contextual das expectativas dos clientes.
Benefícios da personalização dos serviços logísticos
Maior assertividade – O serviço personalizado auxilia na assertividade dos serviços, além de reduzir desperdícios de recursos e tempo de produção, visto que todos os esforços são direcionados para as necessidades específicas de cada cliente.
Fidelização dos clientes – Ao entregar aquilo que realmente o cliente anseia, certamente garante sua maior satisfação. Dessa forma, facilita o processo de fidelização, tendo como fator principal o fortalecimento do relacionamento entre empresa e cliente.
Integração dos processos – Outro ponto importante é que a personalização integra todos os sistemas existentes nas operações das transportadoras, evitando que os conflitos existentes entre alguns processos atrapalhem a eficiência logística, proporcionando redução de custos a partir de adaptações e mudanças.
Novas perspectivas – Com os serviços personalizados é possível criar novos projetos e disponibilizar insights cruciais no que concerne a identificação e implantação de melhorias, o qual tem como finalidade assegurar diferenciais competitivos.
Portanto, percebe-se que as operações logísticas personalizadas, trata-se de uma estratégia considerável, principalmente para garantir que as necessidades e expectativas dos clientes sejam atendidas com soluções diferenciadas.
Deixe um comentário