
Considerado um dos maiores desafios para as atividades de uma transportadora, a gestão de entregas é uma das etapas mais importantes das operações logísticas. Dado que, por meio disso, garante ao consumidor melhor experiência com os serviços da empresa.
Deste modo, é fundamental entender que essa gestão é um processo estratégico para os negócios e que assegura, posteriormente, a fidelização dos clientes. Em virtude que, quando passam por problemas com rastreamento da mercadoria ou ainda, recebem os produtos danificados, isso gera impacto negativo na imagem da empresa. Mas, quando os clientes recebem uma entrega rápida, segura e eficiente, suas expectativas são atendidas, resultando na melhor experiência possível.
Diante disso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como realizar entregas com agilidade, segurança e eficiência.
Estratégias para uma boa gestão de entregas
Para que o processo de entrega seja realizado de maneira eficiente é crucial a adoção de estratégias que viabilizarão maior assertividade destes serviços. Por isso, entre as principais práticas podemos destacar:
Planejamento
O planejamento deve desenvolver todas as etapas referentes a esse processo, ou seja, desde o momento da compra até a entrega ao destinatário. Pois, a partir disso, possibilita que se cumpra os prazos de entregas de forma mais rápida, por meio de rotas assertivas e econômicas.
Vale ressaltar a importância de analisar possíveis contratempos e assim evitar que os mesmos atrasem as entregas. Logo, é recomendável que sejam elaboradas alternativas hábeis e seguras para solucionar estes problemas.
Comunicação
A comunicação é outro ponto a ser considerado, ainda mais porque deve-se manter o cliente atualizado sobre o andamento dos processos. Além do mais, uma boa comunicação ajuda os colaboradores a efetuar as operações com maior precisão. Só para exemplificar, caso o motorista tenha alguma dificuldade para encontrar o local de entrega ou para entrar em contato com algum cliente, poderá solicitar ajuda à própria equipe. Em geral, o ideal é contar com chats, bate-papo em tempo real, no intuito de facilitar essa comunicação.
Monitoramento
Refere-se ao sistema que oferece maior segurança e qualidade no processo de entrega. Neste sentido, o serviço de gestão inteligente permite registrar dados como o tempo de atendimento a cada cliente, a velocidade média dos motoristas e outras questões consideradas relevantes.
Automatização dos processos
O investimento em tecnologia é cada vez mais essencial para eficiência das operações logísticas, especialmente quando o assunto é a gestão de entregas. Em função disso, a automatização dos processos auxilia na organização de informações, aumenta a produtividade, integra as etapas e aumenta a eficiência. Além disso, garante maior controle sobre os negócios e proporciona maior visibilidade sobre pontos que requerem melhorias.
Controle de estoque
Este serve para organizar o fluxo de produtos e assegurar que o prazo de entrega seja cumprido. Por essa razão, os gestores precisam conhecer adequadamente os índices de vendas e então antecipar as demandas dos clientes e identificar o tempo ideal que a mercadoria carece ficar em estoque.
Despacho automatizado
As empresas que trabalham com entregas sob demanda precisam despachar rapidamente os pedidos, principalmente à medida que os novos chegam. Sendo assim, o recomendado é que esta etapa do despacho seja realizada por meio do envio automatizado, garantindo que a equipe tenha mais tempo para se concentrar em outras atividades.
Dados e relatórios
Deve-se produzir relatórios com informações detalhadas sobre o processo. Já que estes colaboram para efetivação de ajustes que influenciam diretamente na qualidade dos serviços prestados. Entretanto, é necessário que isto seja realizado continuamente, ou seja, os gestores precisam adotar o hábito de coletar e analisar dados a fim de verificar se os resultados estão sendo ou não alcançados.
Posto isso, a realização da gestão de entregas de mercadorias exige a implementação de estratégias adequadas que visem maior agilidade, segurança e eficiência. Pois, a aplicação destes também gera resultados positivos nos processos gerais das operações logísticas.
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