Veja os cuidados no transporte de equipamentos hospitalares

23 de maio de 2022

De modo geral, o transporte de cargas lida diariamente com armazenamento e distribuição de materiais dos mais variados segmentos. Desse modo, um dos produtos que mais preocupam são os direcionados a área da saúde, como por exemplo, os equipamentos hospitalares. Os quais exigem cuidados visando garantir a qualidade e segurança já que se trata de aparelhos que funcionam se estiverem em perfeitas condições, especialmente aqueles com tecnologia avançada e componentes delicados.

Diante disso, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir veja os cuidados no transporte de equipamentos hospitalares. Confira!

Faça um planejamento de rotas

Primordialmente, é necessário que seja feito um planejamento de rotas, isso porque evita estradas com más condições que ocasionariam em possíveis danos nos equipamentos. Além disso, resulta em outros benefícios como economia de combustível e redução de custos das operações.

Sendo assim, o planejamento é o ideal para quem deseja maior agilidade no transporte, visto que por meio da criação de rotas alternativas, facilita solucionar problemas ou imprevistos. Somente com esses cuidados que se torna possível acompanhar o trajeto e garantir mais segurança durante o transporte.

Defina embalagem adequada 

Geralmente as cargas como os equipamentos hospitalares exigem embalagens devidamente corretas no intuito de assegurar que as máquinas estarão bem protegidas durante o trajeto. Neste sentido, são costumeiramente utilizadas almofadas amortecedoras ao redor da máquina, o que evita choques e quedas durante o percurso.

Com isso, é recomendável que neste tipo de operação conte com profissionais experientes que conheçam a fragilidade do material e saiba definir a embalagem adequada para o transporte de cargas. Outro ponto importante, é que estes profissionais serão capazes de realizar a etapa de empacotamento com maior agilidade.

Veículos específicos

Por se tratar de máquinas pesadas, o transporte de equipamentos hospitalares carece de veículos específicos. Dado que automóveis fora dos padrões exigidos, colocariam a segurança em risco e a qualidade do serviço comprometida. Logo, é primordial que analise o peso que cada veículo suporta e o limite de carga, pois, a partir dessas precauções impede que ocorra acidentes. Além do mais, é crucial que apenas carros revisados e com a manutenção em dia sejam utilizados, caso contrário irão atrapalhar a agilidade do serviço.

Içamento de cargas

Existem casos em que é necessário fazer o içamento dos equipamentos hospitalares. Este procedimento ocorre quando o acesso ao local é mais difícil ou o carregamento oferece riscos aos equipamentos. No entanto, mesmo que seja considerada uma opção segura para o deslocamento de máquinas em áreas de difícil acesso, deve-se tomar cuidado para que o efeito dessa ação seja inverso.

Dessa forma, precisa-se contratar uma equipe inteiramente capacitada para realizar essa operação, com os equipamentos certos como guindastes e caminhões guindastes. Os profissionais também deverão indicar qual o equipamento adequado, já que nem todas as máquinas utilizadas no içamento são capazes de suportar grandes cargas.

Portanto, estes são alguns dos principais cuidados que devem ser tomados para realizar o transporte de equipamentos hospitalares com segurança e a qualidade necessária que a operação exige. Sendo que sem essas aplicações, pode-se colocar em risco esses materiais e consequentemente gerar grandes prejuízos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quer receber mais dicas gratuitamente?

Cadastre-se para receber dicas sobre Logística


    Busco Logística, soluções customizadas para entregar valor e gerar boas experiências com tecnologias e pessoas felizes!