O transporte de cargas possui diversas modalidades de entregas com o objetivo de atender as necessidades gerais dos clientes. Com isso, dentre as principais formas de entregas estão o transporte de cargas dedicado, fracionado, porta a porta e de lotação.
Dessa forma, o transporte de cargas dedicado, por exemplo, é o modelo que possui exclusividade quando contratado pelo cliente. Isso porque, costumam utilizar o compartimento dos veículos para entregas de único tipo de mercadoria, e mesmo que não haja lotação, neste caso, não haverá divisão do traslado.
Neste contexto, para entender mais sobre o assunto, a seguir veja dicas primordiais para o transporte de cargas dedicado.
Exclusividade de veículos
A exclusividade dos veículos é ponto primordial no transporte de cargas dedicado, pois nessa modalidade não haverá nenhum tipo de compartilhamento, nem mesmo com produtos da mesma empresa com características diferentes.
De modo geral, esse transporte é comum para carregamento e distribuição de produtos perecíveis que podem contaminar outros produtos, ou serem contaminados. Por isso, são exigidos cuidados especiais e assim não poderão dividir o espaço com cargas de características diferentes para que ambos mantenham sua integridade.
Precisão nas entregas
No transporte dedicado existe maior aproximação entre a transportadora e o cliente, uma vez que garante o cumprimento das exigências de cada produto. Além disso, aumenta a precisão dos serviços, já que permite a criação de um planejamento logístico e acompanhamento da operação. A partir disso, as entregas são realizadas no prazo estimado, pois caso ocorra adversidades facilita solucioná-los mais rapidamente.
Tecnologias – Rastreamento e TMS
O uso de tecnologia para as entregas dedicadas asseguram maior eficiência durante as operações. Em função disso, um sistema que auxilia neste procedimento é a rastreabilidade de cargas, o qual possibilita acompanhar os status de entrega em tempo real. Por consequência, gera mais assertividade e aumenta o nível de satisfação dos clientes.
Outro software importante para este tipo de operação, é o TMS, o qual serve para ajudar no controle dos processos por meio de dados obtidos sobre as atividades da transportadora. Além do mais, este é um sistema crucial para as tomadas de decisões e na estruturação dos processos.
Personalização
A personalização dos serviços muitas vezes são usadas como estratégia de marketing por parte das empresas, que aproveitam para estampar sua marca ou campanhas em seus equipamentos. Neste sentido, esta é uma forma de divulgação da marca ou de promoções sazonais. Assim, por meio dessa estratégia possibilitará aos clientes terem informações de novos serviços, ou seja, também é uma maneira de atraí-los e fidelizá-los.
Suprimento das demandas
Cada mercadoria possui características próprias e cuidados específicos durante o transporte, como por exemplo, iluminação adequada, ventilação, temperatura, entre outros. Assim sendo, somente o transporte dedicado consegue suprir essas demandas, então os gestores preocupam-se em atendê-las devidamente a fim de evitar erros ou danos às cargas.
Portanto, essas são algumas dicas primordiais para o transporte de cargas dedicado, uma das principais modalidades de entregas de mercadorias. E a Busco Logística dispõe em suas operações o transporte dedicado que oferece toda qualidade e eficiência necessária para sua carga.
Deixe um comentário