Primordialmente, o transporte de cargas fracionadas trata-se de uma modalidade direcionada ao transporte de pequenas encomendas, e que em geral não ocupa todo o espaço do veículo. De modo que se fossem realizados por algum outro tipo de transporte de carga o custo do frete se tornaria inviável.
Desse modo, após realizar as coleta das mercadorias, costuma-se armazená-las em um galpão e quando alcança a ocupação máxima do veículo é efetuada a transferência até a base de destino. Em seguida, são separados os materiais por lotes e só então são preparadas as entregas para o cliente final por meio de veículos menores.
Benefícios do transporte de cargas fracionadas
Este tipo de transporte possui diversas vantagens como por exemplo, o custo-benefício. Isso porque, possibilita uma economia de custos significativa, uma vez que o frete pago será proporcional ao espaço ocupado no veículo. Além do mais, outros custos são compartilhados com as empresas que também contrataram o serviço. Ademais, garante transporte com qualidade e segurança, visto que as transportadoras contratam seguros de cargas e ainda dispõe de todos os procedimentos adequados para realização das entregas.
Geralmente, em praticamente todos os transportes de cargas existem algumas formas de rastreio, como por exemplo, disponibilização de um código que realiza atualizações constantes conforme o andamento do processo. Consequentemente, intensifica a segurança e gera maior credibilidade às operações, além de tornar mais fácil localizar o transporte de encomendas em casos de possíveis roubos, furtos ou extravios .
Assim também, a carga fracionada é o transporte de maior flexibilidade e abrangência, dado que a partir dele é possível chegar aos mais diversos locais de entrega, utilizando até mesmo dois modais durante o percurso. Com isso, assegura a continuidade do fluxo de transporte e agiliza as entregas, sendo que esta etapa merece até destaque, pois as empresas conseguem estabelecer uma previsão de entrega para os clientes.
Os Desafios
Em relação aos desafios, a modalidade exige a consolidação das cargas, pois quando houver poucos pedidos, será necessário esperar pela chegada de mais volumes de mercadorias. Já que o ideal é levar o maior número de cargas, a fim de preencher o espaço do veículo e ratear os custos. Contudo, por meio de um planejamento eficaz, ajuda superar este desafio e ainda, atender as necessidades dos clientes, reduzir os custos operacionais e cumprir devidamente os prazos de entrega.
Transporte que exige planejamento
O transporte de cargas fracionadas, é sobretudo considerado muito importante na distribuição e coleta de mercadorias, por isso, precisa de um planejamento que conte com rotas pré-estabelecidas. Além disso, é imprescindível que se cumpra o prazo de entrega, já que qualquer atraso afetaria todos os clientes e consumidores envolvidos no processo.
Com isso, ao possuir um planejamento de rotas, permite-se a definição de trajetos mais eficientes, conforme a distância percorrida, os pontos de atendimento, custos com o combustível e o prazo de entrega. Assim, são estruturadas rotas que possam executar a entrega com mais agilidade e segurança.
Além do mais, a partir do planejamento, é possível auxiliar na otimização dos estoques, já que haverá um envio constante de mercadorias, o que resulta em menos despesas com armazéns para estocagem de produtos, por exemplo. Outro ponto é que proporciona o aumento da frequência de reposição dos produtos e assim evitam-se que elas fiquem paradas no depósito.
Por essa razão, o objetivo desse transporte é reunir diversas entregas, que sejam realizadas pelo modal rodoviário e garantir que as mesmas sejam feitas no prazo estimado e com otimização dos custos.
Deixe um comentário