Empresas de transportes de cargas que oferecer o melhor atendimento não entregam só produtos, proporcionam boas experiências

22 de setembro de 2020

Mais do que fidelizar clientes, um bom atendimento transforma a logística em uma ferramenta de satisfação e fidelidade

A logística faz parte das nossas vidas, abastecendo comércio, indústria e os lares das famílias, no Brasil e no mundo. Mas essa é a visão do setor que temos na ponta do negócio. O conceito de logística é muito mais amplo e envolve vários departamentos e profissionais, que se mobilizam dia e noite para entregar o melhor serviço e superar as expectativas dos clientes.

Essa não é uma tarefa fácil, envolve contínuos investimentos (em tecnologias e recursos humanos), planejamento, estratégias assertivas e olhar atento as transformações do mercado.

Dentre as estratégias que precisam ser adotadas, implementar um atendimento impecável é essencial para garantir que o cliente esteja sempre satisfeito. Esse é um dos maiores desafios para as empresas, que precisam investir na melhor estrutura de armazenagem, inúmeras ferramentas tecnológicas e treinamento constante dos profissionais envolvidos. O foco não está só em fazer com que os produtos cheguem da melhor forma, no menor prazo e com o melhor preço; mas estar preparado para informar, esclarecer e resolver todas as dúvidas e dificuldades do tão estimado cliente é de fundamental importância.

Mas como se diferenciar no mercado por meio de um atendimento impecável, oferecendo a melhor experiência ao cliente?

A Busco Logística, empresa que há mais de uma década é especializada em atender de forma ágil, segura e com suporte personalizado, preparou 11 dicas valiosas para que a logística do bom atendimento seja uma prática no mercado. Acompanhe:

Dica 1 – Responda ao cliente com agilidade 

Não há nada que deponha mais contra qualquer corporação do que deixar as dúvidas e anseios dos clientes em segundo plano. Para as empresas de logística então, responder prontamente ao cliente mais do que um fator de diferenciação, pode fazer a diferença entre fidelizá-lo ou vê-lo buscar um concorrente.

Dica 2 – Seja sempre transparente e honesto 

O cliente que busca o atendimento da empresa de logística não o faz para ser enganado ou enrolado. Por mais que a informação não seja satisfatória e não atenda as necessidades dele, fale a verdade e seja sempre transparente. Essa atitude gera valor e credibilidade.

Dica 3 – Mostre interesse pelo cliente, sempre 

No atendimento mostrar que se interessa pelo cliente faz toda a diferença. Lembre-se que ele espera atenção, quer ser ouvido e busca respostas. Cada cliente é único e merece ser atendido também de forma exclusiva e personalizada.

Dica 4 – Transmita confiança 

De nada adianta ser transparente e demonstrar interesse se não transmitir confiança. Por isso é importante que o profissional de atendimento esteja preparado para oferecer ao cliente as informações corretas e precisas. Essa assertividade gera segurança e credibilidade.

Dica 5 – Ofereça atendimento humano e gentil

Ninguém quer ser atendimento por uma pessoa que parece uma máquina, com respostas frias e impessoais. O cliente quer se sentir especial e ser tratado com respeito e simpatia. Se o profissional responsável pelo atendimento não consegue ser gentil com os clientes, é melhor buscar outro que possa fazê-lo.

Dica 6 – Invista em soluções tecnológicas 

Uma eficiente equipe de atendimento sem os recursos tecnológicos disponíveis não consegue excelência operacional. São essas ferramentas que agilizam o processo, conferem assertividade e trazem credibilidade e fidelização.

Dica 7 – Integre os canais de comunicação e seja omnichannel 

Atender bem é disponibilizar o maior número de canais para o cliente, ampliando as possibilidades de contato. Integrar esses canais tornam o atendimento mais eficiente, cruzando informações e as disponibilizando para outros profissionais que possam trazer as soluções se apresentem.

Dica 8 – Interaja com os clientes, mesmo que a empresa não seja acionada 

Um atendimento eficiente é aquele que acontece mesmo sem o cliente buscar a empresa. É assim que as corporações logísticas conhecem melhor seus parceiros e podem usar essas informações para satisfazê-los. Então, abuse das redes sociais e interaja sempre com quem mais importa para o seu negócio.

Dica 9 – Implemente a transformação digital nas suas operações 

A transformação digital é fundamental para implementar um atendimento otimizado nas transportadoras. A transformação digital no atendimento ao cliente visa trazer melhorias no desempenho, eficiência, velocidade e, principalmente, na qualidade do serviço oferecido ao seu usuário. Desse modo, acompanhar as novidades do mercado significa estar sempre atualizado sobre as inovações e ferramentas, que podem simplificar o contato do cliente com a empresa, além de ser também um forte fator de destaque diante da concorrência.

Dica 10 – Realize atendimentos também com chatbots 

O chatbot é um software que se comporta como um robô inteligente, interagindo com as pessoas por meio de diferentes aplicativos e ferramentas. Essa tecnologia é uma tendência com forte presença nos negócios de transportes de cargas, dada sua eficácia e agilidade no atendimento ao cliente. Com as mensagens de voz e texto tornando-se canais fundamentais de interação com as empresas, o investimento em chatbots é quase um caminho sem volta. Baseada em inteligência artificial, essa tecnologia é capaz de processar um grande volume de informações com rapidez. Gerencia as ligações telefônicas e personalizar os atendimentos, tornando única a experiência do cliente. Considerando a estratégia mais adequada, a transportadora pode fazer isso de acordo com seu perfil e o do público-alvo que quer atingir.

Dica 11 – Se coloque no lugar do cliente e o acompanhe em todas as etapas

Se colocar no lugar do cliente tem um nome: empatia. No atendimento é compreender atitudes e sentimentos dos seus clientes. O objetivo dos clientes ao entrar em contato com a empresa de transportes, não é só o de ter seus problemas resolvidos. Existem inúmeras variáveis que devem ser levadas em conta, como a necessidade que eles têm de serem tratados como peças importantes de seu negócio. É por meio deste contato que as empresas têm a oportunidade de criar um “reconhecimento emocional”, é ele que vai ajudar a empresa de logística a descobrir o melhor modo de servir o cliente com eficiência e profissionalismo.

Acompanhá-lo em todas as etapas é a maneira mais eficaz de promover um atendimento otimizado. Por isso, estar atento ao desenvolvimento de cada ação, interagindo com os demais profissionais da equipe, é a melhor forma de satisfazer e, principalmente, encantar o cliente.

 


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