O modelo já é uma realidade e a empresa que não passar por essa transformação corre o risco de se tornar obsoleta
Os tempos mudaram e os hábitos de consumo se transformaram. As cadernetas deram lugar a tablets, smartphones (com seus aplicativos) e a boa e velha propaganda boca-a-boca agora se dá em plataformas digitais, com sites, blogs e redes sociais.
Não se faz mais contas de quantos clientes telefonaram para loja para saber se lá tem aquele determinado produto, todas as informações estão online, basta um clique para saber o que, onde, quanto custa e quando chega. Simples assim.
O consumidor é digital e forçou o varejo também a se tornar digital e, como consequência, as empresas de transporte de mercadorias, que abastecem esses pontos de venda (bem como centros de distribuição e hubs que também atendem o e-commerce) precisam trilhar o mesmo caminho, para só assim conseguir concorrer em pé de igualdade com uma infinidade de empresas que estão no mercado.
Tudo o que você queria saber para digitalizar sua logística e não tinha a quem perguntar
- Mas o que é exatamente uma transportadora digital?
É aquela em que seus processos logísticos são extremamente eficientes e com baixo custo, que usa e abusa da tecnologia e da conectividade. É aquela que oferece um serviço completo de logística com atendimento e operações eficientes, sempre online. A transportadora digital não é somente uma tendência de mercado, mas a nova era dos mercados. Essa revolução só foi possível devido ao avanço tecnológico que passou a permitir ações no setor que anos atrás, era coisa de ficção científica.
De forma sintetizada, uma transportadora digital é a forma como os produtos chegam até os clientes de uma maneira rápida, pontual, eficiente e com o uso da tecnologia.
- Como funciona?
De posse das ferramentas necessárias, a empresa passa a operar com o frete digital, onde a transportadora cria uma espécie de frota virtual que é composta de motoristas de caminhão autônomos de todo o Brasil. O objetivo é encontrar o motorista certo que combine com as necessidades da carga, promovendo a diminuição de custos, o aumento da satisfação do cliente e do prestador de serviço. Todo esse processo se dá por meio da tecnologia, como por exemplo, plataformas digitais com sistema online que atende diversas transportadoras e um aplicativo de celular para os motoristas. Assim, as empresas divulgam os valores do seus fretes e os motoristas recebem uma mensagem com todas as informações à respeito das cargas diretamente no celular. Depois da contratação do frete pela plataforma, o sistema permite todo o acompanhamento do motorista durante a rota. Pode-se ainda avaliar o serviço prestado pelo caminhoneiro, além de ter acesso as demais avaliações de outros clientes.
Em uma transportadora digital, a plataforma pode ser acessada por qualquer pessoa da empresa e de qualquer lugar, com o uso de um login e senha, facilitando a comunicação do time, possibilitando uma maior rapidez para agir em circunstâncias adversas.
- Por que a preferência em contratar uma transportadora digital?
Por vários motivos, como maior visibilidade das operações (que permite que os clientes acompanhem seus pedidos em tempo real); otimização (com os sistemas integrados e automatizados, tudo se torna muito mais preciso e com menos chances de erros); entrega mais rápida em tempo real (por meio da tecnologia todo o processo é muito mais prático e eficiente, gerando resultados positivos para ambas as partes); e equipe menor, mais produtiva e eficiente (por meio da tecnologia se faz mais com menos).
O fato é que em uma transportadora digital só há vantagens, todos os processos se tornam transparentes e claros, com total integração das partes envolvidas. Tudo é monitorado de forma estratégica para que os produtos cheguem às mãos dos clientes no menor tempo possível, promovendo agilidade nas entregas, menor custo e maior satisfação dos clientes, que cá entre nós, é o que deve prevalecer.
A Busco Logística é especialista em soluções logísticas customizadas para entregar valor e gerar boas experiências com tecnologia, inovação e pessoas felizes!
Gostou do artigo? Siga nossas redes sociais e fique atualizado sobre a logística 4.0
Deixe um comentário